Por AntonioGravante Por AntonioGravante

Quem acompanha as tendências na área de arquitetura já percebeu que o efeito de cimento queimado e concreto aparente ganharam espaço na decoração. Se antes o recurso poderia ser subjugado como algo inacabado, atualmente faz parte dos projetos mais criativos e modernos. O arquiteto Bruno Moraes explica a Nossa como os diferentes estilos podem agregar para a decoração da sua casa ou apartamento.

Em linhas gerais, assim como o concreto aparente, o cimento queimado pode compor projetados pautados em décor industrial, contemporâneo, rústico e retrô, dentre outros. Mas são nos detalhes que detectamos as diferenças: embora possuam aparência similar, o concreto está mais voltado para ambientes com atributos mais brutalistas e urbanos, uma vez que suporta mais carga e demanda baixa manutenção.

"A superfície do concreto é bastante resistente e o acabamento mais rústico", diz Bruno. "Por sua vez, o cimento queimado conta com um melhor custo-benefício, sendo abundantemente empregado em projetos residenciais para revestir pisos e paredes". Com relação às combinações com outros elementos, tanto um, como outro, se integram harmoniosamente com texturas de materiais como metal, tijolo, madeira, além de pedras e mármores.

"Por serem de uma paleta relativamente neutra, mesclamos diversas cores de tecidos com tons que conversem entre si. Sempre opto por não trazer cores muito escuras, que podem proporcionar a sensação de encolhimento do projeto", revela o arquiteto.

Sobre Nós

Nômade Máquinas

Redes Sociais
Localização

Rua Argentina Grillo Badia, 800
Distrito Industrial II
Sertãozinho / SP
Fone: 16 3513-5023
contato@nomademaquinas.com.br